10/07/2020 às 13:55

Por onde começar a organizar o casamento?

640
5min de leitura

Essa é uma dúvida muito comum para quem está iniciando o planejamento do grande dia. O casamento é composto de muitos detalhes, por isso, também é comum a noiva perguntar para uma amiga que se casou recentemente como ela iniciou esse processo. Até parece ser uma boa estratégia, mas infelizmente não é a mais ideal, isso porque, cada noiva, cada casal tem uma percepção diferente do que é prioridade.

Pensando nisso, busquei informações de 3 formas diferentes e vou esboçar aqui o que pode ser um começo para planejar o seu casamento.

1º Pesquisa em blogs especializados: Provavelmente muitas noivas já fazem isso;

2º A segunda fonte de informações foi com os profissionais de assessoria: Eles estão totalmente ligados e antenados em tudo, sem falar que, eles são os grandes responsáveis por colocar em prática, de forma ordenada, as ideias dos casais;

3º Por fim, e não menos importante, a minha experiência como fotógrafo de casamento: Todas as experiências vivenciadas ao longo dos anos no ramo de casamento me dão autonomia para ajudar a responder essa pergunta.

Provavelmente vocês já têm uma noção dos primeiros passos a serem dados para chegar ao altar. No entanto, é importante que o casal faça uma planilha com todo o cronograma e ordem de tarefas, já que existem prioridades e sequências fundamentais para conseguirem organizar satisfatoriamente toda a cerimônia.

Como são vários aspectos que permeiam este momento lindo chamado casamento, ter um planejamento minucioso é fundamental, para que nada passe despercebido.

Vocês já sabem, a ideia aqui é agregar informações para que vocês possam avaliar melhor a tomada de decisões. Cada casal é único e a sequência dos passos que irei apresentar, pode mudar um pouco de acordo com a forma de abordagem de cada um. 

Segue então a sugestão dos passos, em ordem de prioridade, para organizar o seu casamento.

1. Marcar a data

A data é o início de tudo! Ela vai determinar uma série de decisões que vai, desde o estilo do casamento, até a viagem de lua de mel do casal. Organizar e planejar sem ter uma data, é desperdiçar energias. É importante que a data proporcione o tempo necessário para cuidar de todos os detalhes. O que sugiro para todos os meus casais é : que haja um tempo entre um ano e meio a dois anos de antecedência. Não pessoal, não é muito tempo! Passa muito rápido e são muitos detalhes a serem resolvidos.

2. Ter um orçamento inicial

É muito importante que o casal tenha um orçamento inicial e determinem o quanto querem investir no seu casamento. Isso vai ajudá-los a priorizar alguns detalhes e a definir, inclusive, os locais que pensam em fazer seu casamento.

3. Qual estilo quero fazer meu casamento

Toda noiva já tem exatamente a ideia formada de como gostaria que fosse seu dia, se será tradicional, clássico, “boho” ou ao ar livre. Não importa o estilo que o casal vai adotar, mas ter essa resposta ajuda a determinar detalhes da sua cerimônia ou a decoração da sua recepção. Fazer algumas escolhas com esse conceito já definido, seguramente pode facilitar a vida de vocês.

4. Fazer a famosa lista de casamento

Este item, além de ser muito comentado, costuma trazer uma pequenina dor de cabeça para os noivos, mas ter uma pré-lista de convidados ajuda a definir por exemplo o tamanho da igreja ou espaço de eventos para a realização do seu casamento. Olha como é interessante e a maioria dos noivos pulam essa etapa, não dando a devida importância a ela. Mas é claro que essa lista na maioria das vezes sofre alterações, no entanto, aqui nesta sugestão de passos e prioridades ela tem mais o objetivo de projetar para o casal uma ideia de estrutura que seu casamento precisa ter.

5. Definir o local onde será a recepção dos convidados ou até mesmo o local do casamento

Aqui quero fazer uma ressalva. Se o local do casamento for o mesmo local da recepção, deve então ser prioridade número 1.

Algumas reservas precisam ser feitas o quanto antes, entre um ano e meio a dois anos. É o caso de igrejas e espaços de festas.  

6. Assessoria

Bom, após esses cinco primeiros passos vocês vão perceber que organizar um casamento não é uma tarefa fácil. Devido à quantidade de detalhes, não é simples administrar tudo sozinho. E então nota-se a importância de contratar um assessor de casamento. Ele vai saber ordenar tudo, orientar o casal sobre os próximos passos e fazer a ponte com todos os seus fornecedores. Além disso, este profissional vai assumir algumas tarefas mais complexas como: analisar contratos, fazer visitas técnicas, alinhar os desejos dos noivos com seus fornecedores, entre outros. Resumindo, o(a) assessor(a) é o(a) responsável por fazer com que seu sonho, com todos os detalhes pensados, saia exatamente como deve ser. Eu falo bastante da importância deste profissional no nosso blog, vale a pena a leitura!

7. Fotografia e vídeo

Aqui eu quero que vocês pensem comigo. O que vai ficar depois do dia do seu casamento? Quais os registros que vocês vão poder olhar e sentirem novamente toda a emoção daquele dia? Fotografia e vídeo estão aqui como prioridade 7, mas poderiam ser facilmente um dos primeiros itens da lista, simplesmente porque todo o sonho só será concretizado por esses profissionais. Assim como os espaços de eventos e igrejas são muito concorridos, os fotógrafos precisam ser procurados e agendados com muita antecedência. Algumas noivas, antes mesmo de marcar a data do seu casamento, já sabem qual profissional vão procurar para fazer suas fotos. Isso tem a ver com o estilo que ela imagina para seu casamento, pela identidade e sintonia com algum profissional específico. Estamos falando de um trabalho personalíssimo, onde o diferencial é o olhar na hora de registrar a cena. Além disso, esses profissionais costumam fazer apenas um evento por data. A dica é começar a buscar e a conhecer o trabalho do profissional com bastante antecedência. Ter a história do casal escrita em forma de imagem e contada com sensibilidade: eis o desejo de toda noiva.

10 Jul 2020

Por onde começar a organizar o casamento?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

assessoria de casamento boda bride casamento casamentos casar cassamento2020 começar noiva noiva2020 noivado noivas noivas do brasil noivas2020 noivei noivo noivos orçamento de casamento planejamento pre wedding tendencia vestido vestido de noiva vou casar wedding2020

Quem viu também curtiu

09 de Jun de 2018

AS MAIORES Frustrações das noivas

30 de Mai de 2018

CASAMENTO – PORQUE NÓS FOTÓGRAFOS DIZEMOS QUE REALIZAMOS SONHOS?

03 de Jul de 2018

SERÁ QUE PRECISO MESMO DE UM(A) CERIMONIALISTA?